terça-feira, abril 23, 2024
HomeEsportesFIFA divulga novo ranking de seleções

FIFA divulga novo ranking de seleções

FIFA divulga novo ranking de seleçõesO ranking de seleções da FIFA, divulgado mensalmente, foi atualizado nesta quinta-feira, 13 de março. Em relação à lista anterior, publicada em fevereiro, o ranking teve poucas alterações. A Seleção Brasileira, apesar da goleada sobre a África do Sul, permanece na nona posição.

Mudanças

As principais mudanças no topo do ranking foram protagonizadas por Uruguai e Bélgica. Os uruguaios conseguiram superar a Suíça, alcançando a sexta posição do ranking. Os belgas, por sua vez, retornaram à décima posição da lista.

Considerando os adversários do Brasil na Copa do Mundo, apenas os mexicanos conseguiram subir no ranking, ganhando uma posição. Agora, o México é o vigésimo da lista. A Croácia conseguiu manter sua 16ª posição, enquanto a seleção de Camarões perdeu quatro posições no ranking, ficando na 50ª colocação, empatada com a Eslováquia.

Topo da lista

O ranking da FIFA segue com a Espanha na liderança, que tem 174 pontos à frente da Alemanha, que ocupa a segunda posição. A Argentina, em terceira, é a melhor seleção do continente americano no ranking, com 1234 pontos. Na sequência estão Portugal e Colômbia, que fecham a lista das cinco melhores seleções.

O Uruguai inaugura a parte de baixo do Top 10 da FIFA, seguido por Suíça e Itália. Na sequência está o Brasil, apenas oito pontos atrás dos italianos. Após a última rodada de amistosos oficiais, a Bélgica retornou à lista de dez melhores seleções, jogando a Holanda para a 11ª posição.

Outras posições

Após o Top 10 do ranking, as alterações se tornam mais frequentes. A França ganhou uma posição, ficando agora como 17ª. Rússia e Inglaterra ganharam três posições cada. A Bósnia-Herzegovina, que fará sua estreia em Copas do Mundo, perdeu quatro posições. Nesta parte da tabela, o grande destaque foi o Egito, que ganhou 12 posições e agora é o 26º do ranking.

Partidas

As atualizações promovidas nesta nova lista da FIFA tiveram como base 67 jogos disputados no último mês. Destes, 57 foram amistosos, enquanto os dez restantes foram válidos pelas eliminatórias da Copa da Ásia, torneio que acontecerá em 2015 na Austrália. A próxima atualização do ranking da FIFA será divulgada no dia 10 de abril.

Cálculos

Para calcular a pontuação das equipes que compõem seu ranking, a FIFA se utiliza de uma metodologia complexa. Não são considerados apenas os resultados recentes, mas a performance das equipes nos últimos quatro anos. As partidas contabilizadas são apenas aquelas que acontecem nas datas FIFA, períodos estabelecidos pela entidade máxima do futebol para a realização de partidas oficiais ou amistosas entre seleções.

O cálculo também leva em conta muitas outras variáveis, com diferentes pesos de acordo com o nível do adversário e a importância da competição. Por isso, após a conquista da Copa do Mundo, o torneio mais valioso organizado pela FIFA, a Espanha permanece na liderança do ranking com alguma folga. O ranking deve seguir sem alterações profundas até a realização da Copa do Mundo, torneio no qual cada partida tem um peso muito maior na definição da lista.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias