sábado, abril 20, 2024
HomeTecnologiaFIFA dá ultimato para prazos de estádios da Copa

FIFA dá ultimato para prazos de estádios da Copa

Nos últimos dias, uma grande comitiva formada por membros do Comitê Organizador Local (COL) e dirigentes da FIFA tem percorrido os estádios brasileiros que receberão partidas da Copa do Mundo a partir de junho deste ano. Em relação aos estádios que não fizeram parte da Copa das Confederações, e apresentam atrasos em suas obras, a FIFA deu um prazo final para o término das obras.

O anúncio sobre a data final foi feito durante a visita da comitiva à Arena Castelão, em Fortaleza. De acordo com Tiago Paes, gerente de integração operacional do Comitê, os estádios que não participaram da Copa das Confederações têm até o último dia de março para serem entregues, sem possibilidade de prorrogação. Neste período serão realizadas as inspeções finais em todas as obras que farão parte do Mundial.

A Arena Castelão, visitada nesta sexta-feira, foi o primeiro estádio a ser entregue para o Mundial. A comitiva do COL e da FIFA solicitou algumas alterações no estádio, principalmente no que diz respeito aos estacionamentos e alguns outros detalhes de logística.

Trabalho diário

Com a proximidade do início da Copa do Mundo, as visitas de inspeção se tornam muito mais frequentes. De acordo com Tiago Paes, este será um trabalho diário daqui pra frente. O gerente do COL afirmou que, somente em Fortaleza, há dez pessoas que cuidam dos detalhes da Arena diariamente.

Chris Unger, chefe do departamento operacional da Copa do Mundo, afirmou que as vistorias que estão sendo realizadas nos últimos dias não têm o objetivo de causar qualquer revolução nos planos, mas apenas uma evolução. A Arena Castelão foi um dos estádios utilizados na Copa das Confederações, evento que serviu como teste para Copa do Mundo.

Estrutura

Os estádios são, obviamente, os principais palcos da Copa do Mundo. Contudo, o evento exige obras e serviços de estrutura muito mais profundos. De acordo com Ferruccio Feitosa, secretário estadual da Copa no Ceará, a rede de telefonia móvel é um fator que desperta alguma preocupação. O secretário mencionou que duzentas antenas foram instaladas recentemente, o que trouxe uma série de melhorias para o sistema, mas ainda é necessário melhorar mais.

Cronograma

Após a inspeção na Arena Castelão, a comitiva seguirá para a Arena Pernambuco, neste sábado, fechando esta rodada de vistorias para a Copa. Na última quinta-feira, a comitiva inspecionou o Maracanã, estádio que recebeu uma série de elogios. Devido à boa estrutura apresentada, o Maracanã poderá ser utilizado durante o Campeonato Carioca normalmente.

Na última semana de janeiro, a comitiva volta a se reunir para visitar os estádio de Salvador (Fonte Nova), Belo Horizonte (Mineirão) e Brasília (Mané Garrincha).

Exceção

Embora o prazo final estipulado pela FIFA seja 31 de março, um dos estádios teve uma exceção aberta. O Itaquerão, palco da abertura da Copa do Mundo, poderá ser entregue apenas no dia 15 de abril. A exceção foi feita devido às paralisações das obras no estádio no final de 2013, após um acidente com um guindaste.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias