Publicado em: quarta-feira, 22/01/2014

Fifa dá ultimato a Curitiba para Arena da Baixada ser confirmada na Copa do Mundo

Fifa dá ultimato Devido às obras em atraso, a Arena da Baixada tem até o dia 18 de fevereiro para a apresentação de soluções dos problemas, se quiser ser sede da Copa do Mundo do Brasil, de 2014. O recado foi dado na última terça-feira (21), pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que visitou o estádio e se reuniu com o secretário-executivo do Ministério dos Esportes, Luís Fernandes, e os representantes dos governos estadual e municipal.

Segundo Valcke, as obras da Arena da Baixada não estão apenas atrasadas, mas o cronograma também está muito aquém do esperado. Caso as datas não sejam respeitadas, a cidade de Curitiba ficará de fora do Mundial de 2014. A Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) prometem fiscalizar diariamente as obras do estádio.

Antes de chegar a Curitiba, Valcke visitou São Paulo e Cuiabá na última segunda-feira (20), para acompanhar o andamento das obras. A programação inicial era para que fosse a Manaus na última terça-feira (21), entretanto, a Fifa optou pela mudança devido ao relatório recebido a cerca dos problemas na Arena da Baixada.

Anteriormente, no início do projeto para a Copa do Mundo de 2014, a Arena da Baixada deveria ser entregue no dia 31 de dezembro, mesma data em que os outros estádios que não sediaram a Copa das Confederações, também deveriam estar finalizados. Porém, após uma série de imprevistos, a última data passou a ser dia 29 de março.

Além disso, a secretaria estadual da Copa cobrou o Atlético Paranaense pela confirmação do número de operários. Recentemente, a Fifa pediu um aumento do número de mil para 1.500 funcionários.

Arena da Baixada vai sediar quatro partidas da primeira fase da Copa do Mundo

Na primeira fase da Copa do Mundo, quatro partidas estão confirmadas na Arena da Baixada: Irã x Nigéria, no dia 16 de junho; Honduras x Equador, no dia 20/6; Espanha x Austrália, no dia 23/6; e no dia 26 de junho, Argélia x Rússia.