Publicado em: quarta-feira, 15/01/2014

Fifa anuncia árbitro brasileiro para a Copa do Mundo de 2014

Fifa anuncia árbitro brasileiro para a Copa do Mundo de 2014Na manhã desta quarta-feira (15), a Fifa anunciou o representante brasileiro da arbitragem para a Copa do Mundo de 2014. O escolhido foi o mineiro Sandro Meira Ricci, de 39 anos de idade, filiado à Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Outros brasileiros escolhidos para atuarem como auxiliares são: Emerson Augusto de Carvalho, de 41 anos, e Marcelo Van Gasse, de 37 anos.

O trio de arbitragem brasileiro, inclusive, apitou a final do Mundial de Clubes da Fifa de 2013, entre Bayern de Munique e Raja Casablanca, do Marrocos, vencida pelos alemães por 2 a 0, no dia 21 de dezembro de 2013.

Além dos brasileiros, outros 25 trios de arbitragem foram escolhidos pela Fifa para atuar na Copa do Mundo deste ano. Os profissionais representam 43 nacionalidades diferentes. Como preparação para a competição, os selecionados terão de passar por seminários, que serão realizados entre os meses de fevereiro e abril.

No total, serão nove trios de arbitragem vindos da Europa, cinco da América do Sul, quatro da Ásia, três das Américas Central e do Norte, três da África e um da Oceania. Do continente europeu, destaque para o inglês Howard Webb, que apitou a decisão da última Copa do Mundo, entre Espanha e Holanda, em 2010, na África do Sul.

Árbitros poderão ser desconvocados até o jogo de abertura da Copa do Mundo do Brasil

O árbitro mais velho entre os selecionados para a Copa de 2014 será o marfinense Noumandiez Due, de 43 anos de idade. Já o mais jovem a apitar no Mundial é Wilmar Roldán, da Colômbia, de 33 anos. Caso os auxiliares e os juízes não passem pelos testes físicos, pode haver desconvocações até a primeira rodada do torneio, que se inicia no dia 12 de junho, com o confronto de abertura entre Brasil e Croácia, em São Paulo.