Publicado em: quarta-feira, 28/12/2011

FIES vai permitir que estudantes mudem de curso ou instituição de ensino

Os estudantes que utilizam o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) desde o dia 14 de janeiro de 2012 poderão pedir transferência de instituição de ensino ou ainda mudar o curso que estudante anteriormente, o benefícios era dado somente aos contratos realizados antes desta data. As notas regras começaram a valer nesta segunda-feira (26).

Com a nova determinação os estudantes que desejam mudar de instituição ou de curso deverão de desligar nos meses de junho e dezembro, ficando sempre no ultimo semestres do curso. As transferência de curso dentro da mesma instituição deverão ser feitas apenas uma vez, sendo que o tempo mínimo no primeiro curso é de 18 meses.

Para poder solicitar o desligamento, o estudante precisa acessar o site do Fies para conferir se a sua instituição de ensino ou a que deseja estudar faz parte do acordo do Fies e do Fundo Garantidor de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc). Outra exigência é que o curso desejado possua avaliação positiva junto ao MEC.

No ultimo dia 23, o Ministério da Educação determinou que todos os estudantes que fazem uso do Fies não precisam mais fazer o pagamento da matricula. Anteriormente, para fazer a matricula o alunos deveria fazer o pagamento integral para depois poder se inscrever no Fies e receber o financiamento.