Publicado em: sábado, 17/09/2011

Fies prorroga prazo para renovação de contrato

O Fundo de Financiamento ao Estudando do Ensino Superior (Fies) comunicou nesta sexta-feira (16) que o prazo para ser feita a renovação dos contratos foi prorrogada até o dia 31 de outubro. Com a publicação da nova resolução estão autorizados todos os adiamentos simplificados e não simplificados referentes ao primeiro semestre de 2011.

O diretor financeiro do Fies, Antonio Correa Neto, explicou que o novo prazo só se aplicado para os contratos que foram feitos após a Lei nº 12.202, publicada no dia 14 de janeiro de 2010. Os estudantes devem realizar a renovação pelo Sistema Informatizado do Fies, pelo site do FNDE.

Os contratos feitos com o Fies precisam ser renovados todos os semestres. Nos casos de adiantamento simplificado, quando o estudante faz a alteração apenas dos dados cadastrais e do valor da mensalidade, é só acessar o sistema eletrônico para as modificação. Todos os processos passam pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento das instituições e depois da sua validação são autorizadas.

Já para os demais contratos, quando é necessário fazer a troca do valor da renda do fiados ou mudanças sobre estado civil, a alteração é feita com um novo documento gerado pelo sistema eletrônico que precisa ser levado até o banco que faz o financiamento para receber autorização.