Publicado em: quarta-feira, 20/06/2012

Fidel Castro publica reflexões no jornal de Cuba

O líder de Cuba, Fidel Castro é muito conhecido por seus aclamados discursos e, agora, resolveu surpreender a população local com pequenos artigos, de 40 a 60 palavras, que trazem algumas reflexões. Os minúsculos textos de Fidel Castro são dignos no microblog Twitter. Em suas publicações, o líder comenta diversos assuntos como a expansão do universo, ioga e o cultivo de árvores.

Para a reflexão desta quarta-feira (20), publicada no jornal oficial do país, “Granma”, o líder cubano escreveu: “Respeito todas as religiões, apesar de não compartilhar nenhuma delas. Os seres humanos buscam uma explicação para sua existência, dos mais ignorantes até os mais sábios. A ciência busca constantemente explicações sobre as leis que regem o universo. Nestes instantes, o veem em momentos de expansão, iniciado há cerca de 13,7 bilhões de anos”.

“Reflexões e Fidel”

As “Reflexões de Fidel” são colocadas à público no site oficial Cubadebate, e todos os jornais do país fazem a reproduções dos textos do líder, assim como os noticiários da televisão, que leem os artigos para os telespectadores. No entanto, nem a mídia muito menos as autoridades da ilha fizeram comentários sobre as mudanças nos textos escritos pelo líder comunista.

Em seus textos, Fidel Castro já fez referência a Teófilo Stevenson, Ernesto “Che” Guevara e ao alemão Erich Honecker. seu novo jeito de se expressão é muito diferente daquele no qual fazia seus discursos. Em 1959, Fidel Castro fez um discurso por sete horas para a televisão do país. Em 1960, o líder também se estendeu, falando por 4 horas e 29 minutos. Seu discurso foi até para o Livro Guinness de Recordes.