Publicado em: sexta-feira, 02/09/2011

FGV divulga gabarito preliminar da segunda fase do Exame da Ordem

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta sexta-feira (02) o gabarito preliminar correspondente à segunda fase do Exame da Ordem, que foi aplicando no último dia 21. O resultado preliminar final será divulgado no dia 13 de setembro. Então, os candidatos que forem aprovados deverão entrar com os recursos em dois dias. O resultado final será divulgado no dia 4 de outubro.

A segunda fase do Exame para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi realizada no último domingo. Nesta fase os candidatos fizeram uma prova prático-profissional com quatro questões dissertativas e uma peça jurídica sobre a área do direito que escolheram. Os candidatos tinham como opção as áreas administrativa, civil, constitucional, do trabalho, empresarial, penal ou tributária.

Segundo dados da OAB, no último exame que foi realizado apenas um em cada dez candidatos foram aprovados, um índice recorde. Outro fato é que 90 das 610 faculdades que se inscreveram não aprovaram nenhum de seus alunos. O Exame da Ordem tem como objetivo qualificar quais são os bacharéis em direito aptos a exercer a profissão de advogado, mas com o tempo acabou se tornando uma barreira para os estudantes de cursos com ensino fraco, quando houve uma explosão de faculdades de direito pelo país.

Há ainda aqueles que defendam o fim do exame por ser considerado insconstitucional, na Justiça e no Congresso Nacional tramitam propostas que pretendem liberar o exercício da profissão para todos aqueles que receberam o diploma de conclusão do curso em uma instituição de ensino superior.