Publicado em: segunda-feira, 03/03/2014

Fevereiro foi o 2º pior para reservatórios de hidrelétricas em 84 anos

Fevereiro foi o 2º pior para reservatórios de hidrelétricas em 84 anosApesar das previsões de que os níveis de água dos reservatórios aumentariam, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anunciou na última sexta-feira (28) que as quantidades são inferiores à média histórica registrada há 84 anos, sendo as regiões Centro-Oeste e Sudeste as mais atingidas. Dados que farão o governo repensar sobre o posicionamento que vem tomando e cogitar um racionamento até que a situação seja normalizada.

Segundo os dados apresentados pela NOS, as hidrelétricas do CO e SE são as mais importantes do país e correspondem a aproximadamente 70% do potencial elétrico do país. E de acordo com o levantamento do órgão, a estimativa é de que o mês de março continue a apresentar os mesmos índices, e o nível de água pode ser 67% ao menor nível já registrado.

Apesar disso, os valores de março conseguem ser mais positivos comparados com os meses de janeiro e fevereiro. Este é o terceiro pior da história e esse é o segundo.

No entanto, a estimativa para março não informa ao certo se os níveis de água serão suficientes para atender a população e garantir o fornecimento de água e energia elétrica.

O problema de abastecimento chegou a ser descartado pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, no dia 19 de fevereiro. Entretanto, o diretor-geral do NOS, Hermes Chipp, afirma que será preciso chover o dobro do previsto para que os reservatórios apresentem níveis consideráveis.

Chipp conta que a capacidade pode chegar a 43% e não afetar os brasileiros, porém, a preocupação é de após abril, é comum que as chuvas e a umidade do ar diminuam, aumentando ainda mais uma crise de abastecimento nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Até o momento, o Governo não apresentou medidas sobre o assunto pois Lobão tem se mostrado confiante de que até o mês de abril os níveis de água nas usinas hidrelétricas aumentem.