Publicado em: segunda-feira, 14/11/2011

Festival SWU – sustentabilidade à toda prova

Nada melhor que aproveitar o SWU para falar sobre sustentabilidade. O festival tem o objetivo de conscientizar as pessoas e uma das principais lideranças ambientais do Brasil fez uma “pregação ambiental” no segundo dia de SWU.

Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, foi uma das participantes do II Fórum Global de Sustentabilidade, que abriu a programação do dia 13 de novembro, segundo de realização do SWU.

Em seu discurso, a ambientalista paraense defendeu o meio ambiente e a forma sustentável de se viver. A ex-ministra aproveitou o momento para explicar como a falta de sustentabilidade afeta a economia e agrava as crises social, ambiental, política e de valores. “Nossa realidade é de compromisso e, ao mesmo tempo, de busca por uma vida melhor, digna, alegre. Obviamente, a arte propicia tudo isso, mas também engajamento, consciência e novas atitudes”, disse Marina Silva.

Para ela, há necessidade de integrar a economia e a ecologia para garantir que o mundo torne-se sustentável. Uma observação importante no momento em que a Agência Internacional de Energia emitiu um comunicado alertando que é necessário adotar uma medida internacional até 2017 para evitar o aquecimento global, sob pena de não se conseguir refrear o processo.

Marina Silva, porém, não aproveitou o festival. Ela não assistiu nenhum show e foi embora logo depois do término do fórum. Sua filha, ao contrário, aproveitou e assistiu no primeiro dia os shows de Black Eyed Peas e Snoop Dog. A ex-ministra, porém, deixou como legado para os participantes do SWU algo mais importante: as ideias e propostas.