Publicado em: sábado, 07/04/2012

Festival homenageia ator Mazzaropi

Um festival em São Paulo se incumbiu de prestar uma homenagem ao popular ator Mazzaropi, que foi o responsável por consagrar a cultura caipira no Brasil. Ele realizou e encenou em diversos filmes do estilo. Na próxima segunda feira (9), completa-se 100 anos de seu nascimento, em uma simples residência no Bairro de Santa Cecília.

Serão exibidos vários de seus filmes, além da oferta de cursos e palestras sobre a vida do ator, responsável por imortalizar o grande caipira Jeca Tatu, um dos personagens de Monteiro Lobato.

As atividades comemorativas também têm a intenção de mostrar o outro lado do trabalho do ator, que também atuou como diretor e produtor cinematográfico. Quando tinha aproximadamente 20 anos, Amácio Mazzaropi assumiu nos teatro o papel de Jeca Tatu.

Já por volta da década de 50, assumiu o personagem na TV Tupi. Depois disso, com quase 40 anos, decidiu montar sua própria produtora de filmes, na cidade de Taubaté, no interior paulista.

Na Biblioteca Roberto Santos, o filme “O Corinthiano” será exibido de forma gratuita. Outras atrações também comemoram a obra de arte do ator. Na Cinemateca Brasileira, na capital paulista, diversos filmes de Mazzaropi serão exibidos. As sessões ocorrem de terça a domingo, com o valor de R$ 8 para a entrada.

Os que possuem mais de 60 anos ou estudam em escolas públicas terão o direito de assistir de graça, coma apresentação de um documento comprobatório. A Cinemateca está localizada no Largo Senador Raul Cardoso, perto do metrô Vila Mariana, na Zona Sul.