Publicado em: quarta-feira, 18/07/2012

Festas na África do Sul celebram aniversário de Nelson Mandela

Nesta quarta-feira (18), o ex-presidente sul-africano, Nelson Mandela, está completando 94 anos de idade, e muitos eventos foram programados em todo o país para comemorar a data. No restante do mundo, o aniversário do líder é comemorado desde 2010, com o Dia Internacional de Mandela. O ex-presidente da África do Sul irá comemorar a data junto de sua família em sua residência em Qunu.

Foi nesta cidade que Mandela passou sua infância e retornou em maior, depois de passar um tempo em um hospital em Johanesburgo em decorrência de uma dor abdominal. De acordo com o presidente do país, Jacob Zuma, Mandela está em ótimo estado de saúde, mas, desde o ano passado, fica sob a vigilância dos médicos.

Dia Internacional de Mandela

A ONU criou o Dia Internacional de Mandela como uma forma de incentivar a todos do mundo a tirarem 67 minutos para atuarem em causas sociais. Os minutos fazem referência aos anos de luta de Mandela pelo fim do apartheid. Para comemorar o aniversário do líder, o Centro de Memória Nelson Mandela realizou ao menos 80 eventos, entre recuperação de escolas e uma expedição ao Kilimanjaro.

Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro do país depois que conseguiu a vitória no primeiro pleito multirracial, realizado em 1994. Foi neste ano que acabou o regime do apartheid, imposto pelo grupo minoritário de brancos da África do Sul. Mandela foi Nobel da Paz em 1993 devido a sua mensagem de boa convivência e reconciliação entre as várias raças, o que fez com que seu país pudesse ter um futuro democrático.