sexta-feira, abril 19, 2024
HomeBrasilFesta Junina - Dia de São João

Festa Junina – Dia de São João

Para comemorar a data do Dia de São João, comemorada no 24 de junho, o Google modificou sua logomarca com um desenho em homenagem às festas juninas que normalmente acontecem no mesmo mês. Com um casal de caipiras no lugar dos dois ‘os’ que fazem parte do nome do site, a logo também ficou enfeitada com as tradicionais bandeirinhas.

A história conta que a origem das festas juninas veio da tradição de fazer fogueiras para espantar os maus espíritos. Originalmente, toda a festividade de São João era uma prática pagã, que os países europeus repetiam para celebrar o solstício de verão.

Com o tempo, essa tradição, que se fortaleceu em países como Dinamarca, Suécia, Noruega, entre outros, chegou ao Brasil. Aqui, a festa junina volta às referências campestres que predominavam no início da colonização do país, hoje conhecidas como caipiras. O nome se tornou uma relação com o mês na qual acontece, mas antes era chamada de “festa joanina”, por causa do São João.

Clubes, escolas, bairros, entre outros locais que normalmente promovem as festas juninas, oferecem várias atividades para serem realizadas ao longo do evento. A pesca de brindes, dança da quadrilha, barraca do beijo, além de alimentos típicos como o pinhão e o quentão, são atrativos recorrentes de cada festa.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias