Publicado em: segunda-feira, 14/05/2012

Fernando Henrique Cardoso ganha prêmio nos EUA

Nesta segunda-feira (14), a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos divulgou que o ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, irá receber o prêmio John W. Kluge 2012. O ex-presidente será agraciado com o prêmio devido as suas contribuições com o estudo e também pela liderança que teve na transformação do país que governou.

Fernando Henrique Cardoso irá receber o prêmio norte-americano de 1 milhão de dólares no dia 10 de julho, em uma cerimônia que acontecerá na Biblioteca do Congresso dos EUA. O comunicado afirma que o presidente receberá esta premiação pelas análises que fez sobre as estruturas sociais brasileiras e sua atuação na liderança que contribuíram para a mudança do Brasil.

Políticas mantidas

De acordo com o comunicado da Biblioteca do Congresso, FHC foi um dos “maiores líderes do Brasil”, e isso se explica pelo fato de que os governantes que vieram depois dele mantiveram diversas das políticas que por ele foram adotadas. O comunicado afirma que o ex-presidente utilizou várias de suas análises acadêmicas em suas políticas de governo.

Fernando Henrique Cardoso escreveu mais de 23 livros e aproximadamente 100 artigos. O ex-presidente brasileiro é o oitavo vencedor deste prêmio. O prêmio Klube, nome de um dos magnatas dos meios de comunicação, foi dado pela primeira vez ao filósofo polonês, Leszek Kolakowski, em 2003.