sexta-feira, abril 26, 2024
HomeBrasilFernando de Noronha sofre a falta de água

Fernando de Noronha sofre a falta de água

Fernando de Noronha sofre a falta de águaA ilha Fernando de Noronha (PE), conhecida por suas belas paisagens e pela quantidade de turistas que há visitam todo ano, tem sofrido com a falta de água, enfrentando a pior seca dos últimos 50 anos e isso já tem trazido consequências para restaurantes, pousadas e moradias, a situação é emergente e a previsão para chuva no local ser somente no segundo semestre do ano, preocupa.

Há mais ou menos 20 dias sem água, quem vive no local sofrem com a situação e no final de semana com o bloqueio da BR-363, a única rodovia que dá acesso ao aeroporto, fez com que os passageiros fossem obrigados a carregar a própria bagagem e ir caminhando até o terminal. A administração do aeroporto alegou que os turistas até perderam o voo, porém não souberam informar quantas pessoas foram prejudicadas, até incêndio já aconteceu na região por conta da seca, na madrugada de domingo, a vegetação que fica a margem da pista do aeroporto pegou fogo, tendo chamas com até quatro metros de altura. Entre outros problemas, o famoso açude do Xaréu, principal manancial de Noronha, secou e a situação piorou depois da temporada de verão e Carnaval.

Solução

Segundo a administração do local, a ilha recebe 246 turistas por dia, contudo, na alta temporada o número sobe para 316. O funcionário Naldo Soares, nascido em Fernando de Noronha, afirma que três carros-pipa estão abastecendo, mas o carro não vem todos os dias, se vem no caso em um dia, demora cerca de seis dias para passar outro.

“Está todo mundo racionando,” conclui. Os moradores dizem que os dessalinizadores que são responsáveis por transformar a água do mar, em água potável, não dão conta da demanda e assim, eles acabam sendo prejudicados. A companhia responsável conta que, as previsões de chuvas para ilha não tem sido muito positiva, porém, a única solução será a implantação de um novo sistema projetado, que tem prazo para execução e finalização de até seis meses após a contratação.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias