Publicado em: sábado, 21/04/2012

Feriado de Tiradentes é celebrado hoje

Um dos feriados nacionais mais importantes do calendário é celebrado neste sábado, 21 de abril. Trata-se do feriado que lembra a execução de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Sua morte aconteceu no Rio de Janeiro no ano de 1792, em um dos episódios que fazem parte da história do nosso país.

Tiradentes, que atuou como dentista – profissão de onde se origina seu apelido – também foi comerciante, militar, minerador, tropeiro e, o mais importante: um ativista político que viveu no Brasil entre os anos de 1746 a 1792. Ele é lembrado por todos como um mártir que viveu no período do Brasil Colonial, período em que aconteceu a Inconfidência Mineira.

Inconfidência Mineira

Tiradentes foi um dos ativistas a organizar o movimento conhecido como Inconfidência Mineira, que lutava pela libertação do nosso país diante da monarquia portuguesa. Isso porque em Minas Gerais eram extraídos ouro e pedras preciosas e os portugueses se apossavam dessas riquezas da nossa terra e as vendia para os países europeus, ficando com o lucro das vendas das riquezas brasileiras.

Além disso, o reinado do país que colonizou o Brasil cobrava uma taxa chamada o quinto, um imposto que era considerado muito alto. Por isso, a população começou a contrabandear ouro, além de atrasar o pagamento de impostos para Portugal.
Para tentar libertar o povo dos portugueses, foi criado o movimento Inconfidência Mineira, que queria a autonomia da província, além de um governo republicano, entre outras exigências que visavam o desenvolvimento do nosso país.

O feriado que relembra a morte de Tiradentes existe no calendário nacional para que todos se recordem de que o dentista foi um herói do nosso país, já que foi o único que assumiu sua responsabilidade pelo movimento da Inconfidência, inocentando, dessa maneira, os seus companheiros. Ele foi condenado à morte, sendo enforcado depois de lida a sua sentença.