Publicado em: quarta-feira, 02/05/2012

Feriado com recorde de frio no Sul e Sudeste

A madrugada do feriado do Dia do Trabalho foi a mais fria do ano até o momento, em diversos pontos da região sudeste e sul do país. O órgão que monitora as condições climáticas em Santa Catarina, a Epagri, afirmou que uma massa de ar frio e seco se instalou na região sul, gerando o frio intenso nas regiões catarinenses. Segundo órgão, ao menos duas cidades chegaram a registrar temperaturas negativas, -0,7ºC e -1,5ºC.

No Rio Grande do Sul também foi registrado muito frio ao longo do dia primeira de maio. Os gaúchos registraram a madrugada mais fria do ano, com a temperatura abaixo de 5°C em grande parte do estado, em ao menos seis cidades com temperatura próxima a 1°C.

São Paulo, a maior cidade brasileira, marcou a menor temperatura do ano na capital: 11,4ºC na estação do Mirante de Santana, zona norte da cidade. Anteriormente, em 29 de março, a menor temperatura na cidade havia sido 14,4ºC.

Medições

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirmou que o frio intenso foi sentido em todo o estado de São Paulo. Nas próximas madrugadas a intensidade do frio deve aumentar na capital, registrando no mínimo 10ºC, em especial na Serra da Mantiqueira, com mínina de 1ºC. A previsão de geada é muito eminente.

Já no Rio de Janeiro, ainda que mais alta, a temperatura não passou de 21,7ºC, atingindo uma mínima de 15,4ºC, segundo o Inmet. As ondas, na zona sul da cidade, estavam atingindo até 3,5 metros de altura, de acordo com informações do Grupamento Marítimo de Botafogo.