Publicado em: quinta-feira, 06/09/2012

Feriado 7 de Setembro – Protestos contra corrupção devem marcar a data

Feriado 7 de Setembro - Protestos contra corrupção devem marcar a dataNo dia 7 de setembro do ano passado cerca de 25 mil pessoas se reuniram em Brasília para promover atos de protesto contra a corrupção no Brasil. Este ano os organizadores planejam fazer uma manifestação ainda maior nesta sexta-feira. A ideia é ocupar a Esplanada dos Ministérios enquanto acontecem os tradicionais desfiles que celebram a Independência do Brasil.

Já foram contabilizados mais de 60 grupos oriundos de diversas partes do Brasil. Tendo como exemplo os movimentos da Primavera Árabe no mundo muçulmano, os protestos têm sido organizados através das redes sociais, mas os grupos ainda não conseguem se organizar em conjunto.

Os protestos também podem acontecer em São Paulo, por volta das 15 horas. Os protestantes pretendem se encontrar no vão Masp da Avenida Paulista. Mas a maior movimentação é esperada na Capital Federal. Entre alguns dos motivos que levam os grupos a promover os grandes manifestos está o julgamento do mensalão, que está sendo feito pelo Supremo Tribunal Federal, desde o início de agosto.

Ainda, este ano deve acontecer a manifestação chamada “O Grito dos Excluídos”, em sua 17ª edição. Trata-se de movimento organizado pela Pastoral Social da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, 25 estados vão ser incluídos dos atos que criticam o modelo de economia que o Brasil vem seguindo. Em São Paulo, as marchas acontecem na Praça da Sé e na Praça Osvaldo Cruz, seguindo em direção a Avenida Paulista.