Publicado em: domingo, 13/05/2012

Feliz Dia das Mães!

Feliz Dia das Mães
No domingo marcado para a comemoração do Dia das Mães, o Google mais uma vez preparou uma homenagem especial. Foi desenvolvido especialmente para a ocasião um doodle comemorativo. O doodle é o logo do maior motor de buscas do mundo, e fica na página inicial do site.

Origem do Dia das Mães

O Dia das Mães teve origem no começo do século XX, quando a americana Annie Jarvis perdeu sua mãe e entrou em uma profunda depressão. Algumas amigas ficaram muito preocupadas com o sofrimento e decidiram manter a memória da mãe de Jarvis realizando uma festa a ela.

Annie, entretanto, quis que a homenagem fosse também para todas as mães, vivas ou falecidas. A comemoração, em pouco tempo, acabou se espalhando por todos os Estados Unidos, onde é comemorada sempre em 09 de maio. A mais antiga comemoração começou na Grécia, quando a chegada da primavera era festejada em honra a Mães dos Deuses, Reja.

No Brasil, Getúlio Vargas, o presidente em exercício em 1932, oficializou a comemoração sempre no segundo domingo de maio. Foi apenas em 1947 que a data passou a fazer também parte do calendário católico oficial, a partir de uma determinação de Dom Jaime de Barros Câmara, o cardeal arcebispo do Rio de Janeiro. No Brasil, esta é uma das datas que mais movimenta o comércio.

Os doodles

O motor de busca desenvolveu o hábito de celebrar datas importantes e festivas, como a criação de invenções e aniversários de personalidades da cultura, política e história, através da customização do logo apresentado na página inicial do site.

O primeiro doodle apareceu em 1998, quando foi criado pelos fundadores do site um logo especial para informar aos usuários do Google que o site estava participando de um festival de contracultura nos Estados Unidos, o Burning Man.

O sucesso foi altíssimo, a ponto de ter sido selecionada desde então, uma equipe especializada de designers para a criação das homenagens. Somente nos Estados Unidos, mais de 300 doodles especiais já foram desenvolvidos. E no restante do mundo, somam mais de 700.