Publicado em: quinta-feira, 16/01/2014

Felipe Massa acredita em rotina difícil na Ferrari com Alonso e Raikkonen

O brasileiro Felipe Massa passou os últimos oito anos como piloto da Ferrari, período no qual dividiu os boxes com três campeões do mundo: o alemão Michael Schumacher (2006), o finlandês Kimi Raikkonen (2007 a 2009) e o espanhol Fernando Alonso (2010 a 2013). Na temporada de 2014 da Fórmula 1, o brasileiro tentará sua sorte na Williams, quando finalmente poderá ter chances de disputar de igual para igual com seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas.

Profundo conhecedor da Ferrari e de seus atuais pilotos – Massa foi substituído por Kimi Raikkonen, enquanto Fernando Alonso segue na equipe -, Massa acredita que a escuderia italiana tem muito potencial para disputar o título de 2014, mas que será necessária alguma cautela.

Análise

Para Massa, Alonso e Raikkonen são grandes pilotos, com muita consciência do que fazem dentro das pistas. Entretanto, fora delas, o brasileiro acredita que a situação não vai ser das mais fáceis, devido ao temperamento do alemão e do finlandês.

Contudo, o momento para Felipe Massa é de preocupação com outros fatores. O primeiro deles é o estado de saúde de seu ex-companheiro Michael Schumacher, que se acidentou em dezembro durante um passeio de esqui. A outra preocupação do brasileiro é com sua própria situação na Williams. A equipe, que é uma das mais tradicionais da história da Fórmula 1, não tem vivido bons momentos nas últimas temporadas. Apesar de contar com nove títulos de construtores e sete títulos de pilotos, a Williams não fica entre as três melhores equipes da Fórmula 1 desde 1993. No último ano, a Williams ficou apenas com a nona posição no campeonato, perdendo até mesmo para equipes muito pequenas como Caterham e Marussia.

Pódios

O primeiro objetivo do brasileiro em sua nova equipe será o de levar a Williams de volta aos pódios. Nos últimos nove anos, a equipe só conseguiu colocar um piloto entre os três primeiros colocados em quatro ocasiões. Neste período, foram disputados 159 GPs. Este será o 11º ano de Massa na Fórmula 1.

Calendário

A nova temporada da Fórmula 1 terá início em 23 de março. Como é costume nos últimos anos, o primeiro GP será o da Austrália. Já no dia 28 de janeiro, os pilotos iniciam a primeira fase de testes da pré-temporada, em Jerez de la Frontera.

A temporada de 2014 trará mudanças profundas no regulamento da competição, o que dá esperanças de que o ano seja mais competitivo. Na última temporada, o alemão Sebastian Vettel sobrou nas pistas, conquistando o título com muita antecedência. Agora, pelo menos nos primeiros grandes prêmios do ano, a situação é uma incógnita. Os carros estrearão os motores V6 Turbo, o que promete maior competitividade.

Por enquanto, apenas a Caterham não anunciou qual será sua dupla de pilotos para 2014. De todas as equipes que participam da temporada, apenas a Mercedes e a Marussia não tiveram nenhuma troca de pilotos para 2014. O ano terá como estreantes Kevin Magnussen e Daniil Kvyat.