Publicado em: quarta-feira, 10/08/2011

Federal Reserve vai manter juros baixos até 2013

O Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) afirmou nesta terça-feira (9) que irá manter a taxa de juros “excepcionalmente baixa” até pelo menos 2012, em uma tentativa de apoiar a frágil economia que vive um momento de recuperação lenta e temores de uma nova recessão.

A medida busca dar confiança aos investidores do banco a continuar ajudando a economia norte americana. Hoje, a taxa de juros no país está em seu menor nível da história, entre 0% e 0,25%. Porém, o Fed não deixou claro se a decisão será suficiente para conter a tendência de queda nas bolsas de valores mundiais.

O banco destacou que o crescimento econômico dos Estados Unidos é considerado mais fraco do que era esperado, indicando que a inflação deve continuar contida no futuro próximo.

“O comitê antecipa que as condições econômicas –incluindo as baixas taxas de utilização de recurso e as expectativas de inflação no médio prazo– devem garantir níveis excepcionalmente baixos para os juros dos fundos federais até ao menos meados de 2013”, explicou o órgão, em comunicado.

O Federal Reserve voltou a afirmar a sua política de reinvestimento de lucros de títulos em seu portfólio, porém, ainda não definiu uma prazo para tal.