Publicado em: sexta-feira, 21/02/2014

Federação muda data de estreia de filmes em cinemas brasileiros

Federação muda data de estreia de filmes em cinemas brasileirosNesta sexta-feira, 21 de fevereiro, a Federação Nacional de Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec) anunciou que, a partir do próximo dia 13 de março, os lançamentos de cinema no Brasil estrearão às quintas-feiras. Há anos, as estreias no país acontecem às sextas-feiras. A alteração no calendário tem objetivos mercadológicos.

De acordo com Paulo Lui, que preside a Feneec, a quinta-feira tem se transformado em um dia muito interessante para o mercado de entretenimento. Apesar disso, as quintas ainda são os dias com menor frequência de público nos cinemas. Para a Feneec, a melhor alternativa para solucionar este problema é passar a lançar filmes às quintas, o que permitirá que o cinema concorra com outras opções de lazer, como bares, futebol e shows, por exemplo.

Para Lui, esta mudança poderá ajudar a aumentar o faturamento tanto de filmes nacionais quanto estrangeiros, especialmente aqueles que não têm muitos recursos para investir em publicidade. Com a estreia às quintas, estas produções ganharão mais um dia da tradicional publicidade “boca a boca”, o que pode aumentar o público às sextas-feiras.

Demanda

A mudança no dia de estreia, de acordo com a Feneec, levou em conta também a opinião de muitos espectadores que vão aos cinemas com frequência. Paulo Lui acredita que a mudança ajudará a evitar a concentração de público apenas no final de semana. Esta também será uma boa oportunidade para que os fãs assistam a filmes antecipadamente, sem precisar esperar pelas pré-estreias, que geralmente têm sessões iniciadas apenas após a meia-noite de quinta-feira.

Projeções

Embora a ideia tenha um fundo mercadológico, a Feneec afirma que não foi realizado qualquer estudo de mercado para a implantação da mudança. Também não existem projeções sobre quanto os cinemas lucrarão a mais com esta nova data.

Com a mudança, o Brasil passa a seguir o cronograma já adotado por outros países vizinhos, como o Chile e a Argentina, que há anos promovem a estreia de filmes às quintas-feiras. Até então, o calendário brasileiro seguia o norte-americano, que lança novos filmes nos cinemas às sextas-feiras.

Calendário

Como a mudança está perto de acontecer, diversos lançamentos para 2014 que já tinham suas datas anunciadas para estrear nos cinemas passarão por alterações. Os primeiros filmes que terão suas datas de estreia alteradas são Alemão, Tim Maia, Enemy, Academia de Vampiros e Need for Speed. Todos eles estreariam, originalmente, no dia 14 de março, mas chegarão aos cinemas já no dia 13. Em março, teremos ainda mudanças nas datas de Rio 2, Divergent, Joe e outros filmes.

É importante ressaltar que nem todos os cinemas seguem o cronograma de estreias estabelecido pela Feneec. Em algumas cidades, dependendo da demanda e das resoluções dos cinemas locais, determinados títulos podem ser adiados, ou sequer estrear. Por isso, a mudança no calendário é apenas uma orientação geral da Feneec, podendo ou não ser seguida pelos cinemas espalhados pelo Brasil. Portanto, a melhor maneira de conferir a data exata dos lançamentos em sua cidade é através da página oficial do cinema local.