Publicado em: segunda-feira, 24/03/2014

Federação anuncia tabela das quartas de final do Paulistão

Federação anuncia tabela das quartas de final do PaulistãoNa tarde desta segunda-feira, 24 de março, a Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou a tabela de jogos das quartas de final do Campeonato Paulista. Os jogos e mandos de campo já estavam definidos, seguindo o regulamento da competição. Contudo, até o momento, não havia informações sobre datas e horários das partidas.

Tabela

O Santos, que obteve a melhor campanha na fase de grupos da competição, abrirá as quartas de final do Paulistão em partida contra a Ponte Preta, que será realizada já na próxima quarta-feira, às 19h30. Como já estava definido, o jogo acontece na Vila Belmiro. Também na quarta, às 19h30, Botafogo e Ituano se enfrentam no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. O Botafogo conquistou a liderança do Grupo B de maneira apertada: com duas derrotas nas últimas duas rodadas, a equipe acabou empatada em pontos com o Ituano. Contudo, a equipe de Ribeirão Preto conquistou uma vitória a mais do que o adversário – foram nove, contra oito da equipe de Itu.

Jogo da TV

Após as partidas das 19h30, que serão transmitidas exclusivamente pela TV fechada, será a vez do jogo da TV aberta. A Federação Paulista definiu que, nesta fase, a partida com transmissão aberta será entre São Paulo e Penapolense. O jogo tem início às 22h desta quarta-feira, no estádio do Morumbi.

Com 27 pontos, o São Paulo obteve apenas a quinta posição na lista geral de classificação do Campeonato Paulista. Caso avance às semifinais, o tricolor paulista só voltará a jogar no Morumbi pelo Paulistão caso a Ponte Preta passe pelo Santos ou, posteriormente, o Bragantino chegue à final da competição.

Último jogo

Por fim, a FPF marcou o último jogo das quartas de final, entre Palmeiras e Bragantino, para as 21 horas de quinta-feira. A partida acontece no Pacaembu. O Palmeiras ocupa a segunda posição na classificação geral, após ter sido derrotado pelo Santos no último domingo.

Regulamento

A partir de agora, o Campeonato Paulista segue em ritmo acelerado, para se encerrar no dia 4 de abril. As semifinais acontecem já no próximo domingo e, em seguida, as equipes classificadas terão uma semana de folga no Paulistão para retornar à final no domingo seguinte.

Na fase eliminatória da competição, disputada em partida única, as equipes com melhor classificação geral na tabela têm como único benefício a atuação como mandantes. Caso algum destes jogos termine empatado, a decisão será por pênaltis, de maneira direta – ou seja, sem prorrogação.

O chaveamento do Campeonato Paulista acabou sendo benéfico para o Palmeiras, ao menos em tese. Isso porque, considerando que os favoritos avancem, o alviverde enfrentará, nas semifinais, o vencedor da partida entre Botafogo e Ituano. Do outro lado da chave, o Santos enfrenta o São Paulo, caso as duas equipes avancem.

Mesmo antes da última rodada, já se sabia que o líder da competição provavelmente teria que enfrentar o São Paulo em uma semifinal. Isso, entretanto, não fez com que Santos e Palmeiras tirassem o pé na partida deste domingo. As equipes protagonizaram um dos melhores jogos do Campeonato Paulista até então.