Publicado em: terça-feira, 12/08/2014

“Fantástico” recorre ao tradicional e melhora audiência

"Fantástico" recorre ao tradicional e melhora audiênciaParece que a Rede Globo está mesmo conseguindo reverter o quadro negativo do Fantástico nos últimos programas. Desde a reformulação do programa, mudando equipe, formato e apresentadores, o resultado ficou bem aquém do esperado pela produção, chegando inclusive a perder a liderança na audiência em alguns momentos no domingo. Mas algumas mudanças estão conseguindo reverter este cenário negativo de alguns meses anteriores.

Nas últimas semanas, o programa dominical tem conseguido emplacar uma série de reportagens especiais, trazendo entrevistas de especialistas e conseguindo obter repercussão imediata nas redes sociais e também na sociedade. A audiência não está correspondendo ainda, apresentando 17.9 pontos com 30% de share em São Paulo. Entretanto, as equipes do programa estão mais uma vez trabalhando e deixando de lado o marasmo que estava fazendo a alegria da concorrência, resultando em tensas reuniões nos bastidores da rede Globo.

O sucesso dos últimos programas comprova que eles estão trilhando um bom caminho para o Fantástico, investindo em reportagens investigativas, tratando de temas mais relevantes e de interesse da população, como material envolvendo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, um serviço utilizado pela grande maioria dos brasileiros. Apesar de nem tudo do programa ser realmente Fantástico, o programa começa a mostrar uma luz e sinais de melhora.

Inovações como cenários chamativos, conversas com pessoas conhecidas no estúdio do programa, conversa com sertanejos com pouco conteúdo e efeitos visuais para falar de futebol mostraram resultados quase inexpressivos. Entretanto, o investimento no jornalismo tradicional é o que mais vem resultando em melhora na audiência.