Publicado em: terça-feira, 12/06/2012

Falece Teofilo Stevenson, maior medalhista no boxe

O ex-pugilista Teofilo Stevenson faleceu na noite da última segunda-feira (11), em Havana, informou a imprensa oficial da ilha caribenha. Maior campeão e olímpico do boxe, o cubano foi vítima de problemas cardíacos, aos 60 anos.

Stevenson faturou três medalhas de ouro em Jogos Olímpicos: em Munique, 1972, Montreal (76) e Moscou (80). O pugilista cubano ainda foi campeão mundial nos anos de 1974 (em Havana), 78 (Belgrado) e 86 (em Reno) e Pan-Americano em 1979, em San Juan.

Ao longo de sua carreira, Teofilo Stevenson acumulou mais de 300 vitórias, tendo lutado por mais de 20 anos. Fiel ao regime de Fidel de Castro, Stvenson jamais aceitou as propostas de profissionalização e lutar no circuito comercial, sobretudos nos Estados Unidos.

O cubano era considerado pelos especialistas como um dos maiores pugilistas da história da modalidade, sobretudo por conta da potências de seus golpes de direita. Stvenson era vice-presidente da Federação Cubana de Boxe e recentemente havia participado de eventos em Cuba para celebrar a proximidade das Olimpíadas de Londres.