Publicado em: quinta-feira, 07/07/2011

Facebook: Zuckerberg lança vídeoconferência em parceria com o Skype

Em conferência realizada ontem (08) entre Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, e seus convidados para participarem do encontro, o empresário anunciou a mais nova ferramenta da sua rede social. Como já havia sido especulado, Zuckerberg informou que agora o Facebook tem capacidade de realizar vídeoconferências em parceria com o Skype, ferramenta específica para chamadas pela internet.

Para conseguir fazer as chamadas pela internet por meio do Facebook é necessário que o usuário da rede social aceite fazer o download de um plugin, recurso popular na internet para adicionar funções a sites específicos. Com isso, passa a ser dispensável a exigência de baixar um novo programa para o computador. Esse plugin é o que permite a conexão com o Skype, que, por sua vez, permite o funcionamento da ferramenta de vídeo chamada.

Em entrevista coletiva, Zuckerberg disse que “a maioria dos usuários não querem perder tempo ao configurar este material.” Antes de realizar o encontro com os jornalistas, Zuckerberg já havia soltado que a sua empresa estava planejando algo extraordinário para o público. Em meio ao lançamento da nova rede social da sua principal concorrente, Zuckerberg e sua equipe passaram a se preocupar em manter os usuários do Facebook e garantir um novo atrativo.

A principal inspiração para o Facebook tem sido a empresa Apple, que preza pela simplicidade na prestação dos seus serviços. A partir de exemplos como iTunes App Store e Mac App Store, os desenvolvedores do Facebook entenderam que o cliente prefere a lei do mínimo esforço para fazer uso dos seus recursos.