Publicado em: sexta-feira, 23/09/2011

Facebook x Orkut – A batalha para ser a maior rede social do Brasil continua

No início de setembro, a revista IstoÉ divulgou uma pesquisa que dizia que o Facebook havia superado o número de usuários do Orkut no Brasil. Porém, o Ibope, instituto que realizou a pesquisa, desmentiu a matéria. Alguns afirmam que a pesquisa não levou em consideração os acessos através das lan houses, e esse número é significativo.

De acordo com o Comitê Gestor de Internet no Brasil, os acessos via lan houses somam mais de 40% das pessoas que utilizam internet no país. Por enquanto, nenhum dos dados se confirma. E os usuários ainda esperam pelo fim da batalha.

Enquanto isso não acontece, as redes sociais fazem o que podem para conseguirem mais adeptos. O Facebook lançou diversas atualizações e novos recursos para os usuários. Em contrapartida, o Orkut divulgou o lançamento do #Orkutaovivo: o Orkut Desafios, onde alguns personagens do programa Pânico na TV chamam os usuários para se cadastrarem e conseguirem prêmios.

Essa busca desenfreada por usuários se explica pelo fator financeiro. Quanto mais usuários, quanto maior for a rede social, mais investimentos na web essa rede terá e, consequentemente, terá mais atenção das mídias sociais.