quinta-feira, abril 25, 2024
HomeTecnologiaFacebook testa teoria de psicólogo da Universidade de Yale

Facebook testa teoria de psicólogo da Universidade de Yale

Um experimento do psicólogo Stanley Milgram, da Universidade de Yale, concluiu que apenas seis laços de amizade separam você de qualquer outra pessoa no mundo. O estudo foi realizado nos anos 60, época em que trocar informações em tempo real era considerado ficção.

O teste consistiu em enviar pacotes a 160 moradores da cidade de Wichita, no Kansas e de Omaha, no Nebraska. Os pacotes incluíam um pedido para que mandassem o pacote à algum amigo ou conhecido que acreditasse fazer chegar o mais rápido possível ao destino final, uma pessoa de Boston, Massachusetts. As encomendas chegaram após passar, em média, por 5,5 pessoas.

Essa hipótese, de que necessitam poucos conhecidos para constituir uma rede social se popularizou, sendo testada por outros estudiosos. Em 1993 foi lançado o livro baseado nessa teoria, “Seis Graus de Separação”. Hoje, a rapidez e conexão das redes sociais, como Facebook ou Twitter, tem confirmado a teoria de Milgram. Facebook e Yahoo tem levado adiante essa experiência.

Criaram a página Small World (mundo pequeno), traduzida para 13 idiomas, que convida os quase 750 milhões de usuários do Facebook a fazer uma determinada mensagem chegar até um desconhecido de país qualquer. Para participar, basta ter uma conta na rede social. Quem quiser conferir se alguns laços separam você de qualquer pessoa do mundo, basta acessar http://smallworld.sandbox.yahoo.com/.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias