Publicado em: sexta-feira, 23/03/2012

Facebook retira foto com beijo homossexual e recebe críticas

Depois que a rede social Facebook retirou uma foto em que dois homens estão se beijando, utilizada em uma página de um grupo da Espanha a favor dos direitos LGBT, o site está tendo que enfrentar uma série se críticas que envolvem a polêmica. De acordo com o criador da ONG “Associación Cultural Visible”, Pablo Peinado, a foto foi removido porque foi contra as “normas de publicidade” do site de relacionamento.

Peinado concedeu uma entrevista sobre o assunto para o jornal espanhol “El País”. O fundador da ONG madrilena disse que o Facebook lhe informou sobre a remoção através de um e-mail. A página na rede social foi criada por Peinado para pediu doações que seriam revertidas para um filme da organização não governamental.

Publicidade para o filme

O criador da ONG espanhola afirma que o Facebook acredita que a cena de dois homens se beijando é uma “questão complicada”. Peinado conta que o intuito da publicar a imagem na página da rede social era para criar uma campanha de publicidade que chamasse atenção para o documentário feito pela ONG. O filme traz diversas obras artísticas que tratam a homoafetividade.

Pablo Peinado conta que o documentário levou oito anos para ser preparado. Ele conta que recebeu o e-mail informando sobre a remoção da imagem e junto também lhe enviaram um link “a uma página de código deontológico”. Ele afirma que a página parece ter “sido tirada da pré-história”. A fotografia utilizada na página é de autoria do artista Juan Hidalgo, que possui obras em museus de todo o mundo.