Publicado em: terça-feira, 29/05/2012

Facebook: rede social quer desenvolver smartphone próprio

Cerca de meia dúzia de ex-funcionários da Appel foram contratados pelo Facebook. São engenheiros de hardware e software que atuaram no desenvolvimento do iPhone e iPad. A intenção é que este grupo desenvolva um smartphone com a marca do Facebook. O site Business Insider divulgou que seria o Facebook Phone, com informações do New York Times.

Além disso, o site The Next Web revelou que a rede social já experimentou a criação de um telefone anteriormente, em 2010, só que o projeto acabou sendo abandonado inúmeras vezes. Foi só agora que a empresa tomou a decisão de trazer mais usuários para a rede com o uso de um dispositivo móvel próprio.

Em busca de novos usuários

A rede social mais popular do mundo tem agregado discretamente todos os bits necessários para um smartphone: o Facebook estaria discutindo a compra do Opera, que desenvolve navegadores móbile, teria criado o seu próprio serviço de mensagem e acabado de lançar o próprio aplicativo de câmera, que pode mandar as mensagens direto para a timeline do usuário.

Tanto a rede social quanto o Google (que recentemente adquiriu a Motorola Mobility), receberam muito dinheiro com publicidade. O modelo de ganhar dinheiro apenas com a exposição dos anunciantes é bastante questionável no caso da plataforma móbile, isso por que os anunciantes podem encrencar com esta questão. O problema já foi identificado pela Apple e Google.