Publicado em: quinta-feira, 29/12/2011

Facebook: rede está prestes a liderar maior IPO dos Estados Unidos

As empresas Facebook e Yelp estão prestes a liderar as maiores ofertas públicas inciais (IPO) de 2011 nos Estados Unidos, desde 1999. O Facebook é considerado o maior IPO da internet já registrado e documentos oficiais revelaram que outras 14 empresas relacionadas com a internet estão planejando a venda.

Desde 1999, este será o valor mais alto de IPO, de 18,5 mil milhões. Mesmo com o crescimento das vendas sendo um fator de atração de investidores para a rede social, a fragilidade das ações e a crise econômica europeia poderão abrandar o ritmo das ofertas públicas.

Até mesmo as empresas de internet poderão reduzir suas propostas para as ofertas após a Zynga, maior fabricante de jogos para o Facebook, e a rádio online Pandora Media, terem caído em bolsa. David Erickson, analista do Barclays, fez sua análise:

“A tecnologia continua sendo um lugar onde se pode obter um melhor desemprenho em termos de crescimento, face a um cenário de mercado tépido. Poderemos registrar o aparecimento de ais IPO caso a Europa encontre uma resolução para a crise ou estabilidade, e que consiga transmitir aos consumidores conforte e confiança nos mercados”.