Publicado em: domingo, 15/07/2012

Facebook quer aumentar sua receita após crescimento no Brasil

O Brasil é o segundo colocado na classificação que leva em conta o número de usuários cadastrados no site de relacionamentos Facebook, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. De acordo com os dados fornecidos pelo site SocialBakers, só no primeiro semestre deste ano, 16 milhões de brasileiros criaram perfis no site.

No total, são 51,2 milhões de brasileiros com cadastro no Facebook. Por conta disso, o rede social quer agora que o interesse dos brasileiros pelo Facebook gere uma receita para o site. Esse objetivo se torna ainda mais importante levando em consideração pelo momento que o Facebook passa nos Estados Unidos, depois que o site teve uma redução no seu número de usuários. Alexandre Hohagen, que é o responsável pela operação do Facebook na América Latina, está procurando anunciantes, desde os pequenos, até as grandes empresas, para o rede social.

Desde abril deste ano, a venda de anúncios em todo o Brasil passou a ser responsável pela operação instalada aqui. Antes, essa venda de publicidade era feita pela matriz do Facebook ou então por parceiros. De acordo com dados de especialistas, aproximadamente 80% da receita do Facebook, o que representou 4 bilhões de dólares em 2011, é proveniente dos anúncios que são feitos no site.

No Brasil, o Facebook está querendo conquistar a publicidade tanto de empresas de grande porte, que investiriam até R$ 1 milhão a cada mês nas propagandas na rede social, quanto as pequenas e médias empresas, já que o site conta com pacotes de publicidade que custam a partir de R$ 500.

Existem duas principais maneiras de se investir no Facebook. Uma delas são os anúncios tradicionais, naqueles que o internauta clica e é levado para a página da empresa na rede social ou para um site. A outra é aquela em que a empresa anunciante tem prioridade no histórico de notícias daqueles clientes que são seus fãs na rede social. Dessa forma, quando os amigos da pessoa que curte a página da marca poderão ler as publicações da empresa e assim poderão se interessar também em se tornar um fã daquela marca.