Publicado em: quarta-feira, 06/07/2011

Facebook proíbe exportação de contatos para o Google Plus

Com uma semana completa desde o lançamento do Google+, que foi na terça-feira passada (28/06), o Facebook bloqueou a ferramenta que permitia transportar os contatos da sua rede social para o novo produto Google. O desenvolvedor da ferramenta que permitia o transporte, Mohamed Mansour, criou em novembro do ano passado esse aplicativo para o Google Chrome. Porém, o Facebook proíbe a coleta das informações por considerar uma quebra nos termos e condições de uso.

A possibilidade de transportar os contatos do Facebook para o Google Plus permitia que o usuário aumentasse sua rede de amigos de maneira mais rápida. Além disso, o internauta passaria a ter as mesmas pessoas em outro meio de se relacionar com os contatos. Nos termos de uso, o Facebook publica a seguinte condição: “Você não coletará conteúdo ou informações de usuários, ou acessará o Facebook de outra forma, usando meios automáticos (como bots de coleta, robôs, spiders ou scrapers) sem nossa permissão.”

A partir do momento em que o Facebook começou a bloquer o acesso aos contatos para reutilizá-los em serviços do Google, como o próprio Gmail, a concorrente passou a agir da mesma maneira. A disputa entre as empresas começou no final do ano passado. Com isso, a Google começou a publicar mensagens informando que apenas não liberava mais os dados armazenados no seu sistemas por não existir a reciprocidade do Facebook.

Agora, mesmo o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, sendo o usuário do Google Plus mais seguido da rede social, os novos usuários precisam construir os círculos de amigos a partir do zero.