Publicado em: quinta-feira, 01/09/2011

Facebook prevê compartilhamento de músicas em sua plataforma

A edição online desta sexta-feira (01) do jornal Wall Street Journal publicou a informação sobre o anúncio da rede social Facebook que irá permitir o compartilhamento de arquivos de música diretamente pela internet. Além da possibilidade de ouvir músicas no próprio site da rede social, os internautas vão poder jogar vídeogames e assistir filmes. A tecnologia empregada que permite realizar essas atividades é a de streaming.

A informação oficial ainda não foi divulgada pelo próprio Facebook, mas estima-se que seja feito durante um evento no final de setembro. De acordo com profissionais que trabalham com este tipo de recurso, o streaming funcionará da mesma maneira como os usuários compartilham imagens e vídeos na rede. Parte da informação liberada pelo Facebook diz respeito ao serviço online de escutar canais de músicas, como o Spotify AB e o Rdio Inc. Ao usarem o serviço, a atividade seria publicada na página de atualizações da mesma maneira como acontece com o compartilhamento de sites e o ‘curtir’ das publicações.

A conferência na qual o Facebook provavelmente fará o anúncia oficial é a f8, a qual será sediada em San Francisco, nos Estados Unidos. A data marcada para o encontro é 22 de setembro.

Com a possibilidade de ter um novo serviço na plataforma da rede social, a expectativa é que o número de 750 milhões de usuários cresça ainda mais. Além disso, a novidade pode abrir portas para um novo mercado para os artistas e as gravadoras. Detalhes sobre como será planejado o funcionamento do serviço não foram disponibilizados.