Publicado em: sábado, 15/10/2011

Facebook – Pessoas se mobilizam em todo mundo para protestarem contra a ganância

Neste sábado, pessoas de todo o mundo devem se manifestar contra financistas, banqueiros e políticos. Os manifestantes os acusam de acabar com a economia mundial e fazer com que milhares de pessoas passem por dificuldades e permaneçam na pobreza por causa de sua ganância.

Várias ruas ao redor do mundo serão alvo dos manifestos. Londres, Frankfurt e Nova York estão entre as cidades que possuem protestantes animados pelo movimento “Occupy Wall Street”. Para eventuais problemas, a polícia antichoque está preparada. Algumas cidades já tiveram protestos violentos neste ano, como Atenas e Londres. Os chamados para os manifestos aconteceram através das redes sociais, como o Facebook, mas é impossível calcular quantas pessoas farão parte dos protestos.

Os protestos procuram ser pacíficos. Porém, um grupo de estudantes italiano já mostrou o que pode acontecer. Nesta sexta-feira, eles entraram nos escritórios do Goldman Sachs, em Milão, e deixaram marcas nas paredes com grafite vermelho. Nas mensagens, mostravam sua revolta com Silvio Berlusconi, primeiro-ministro italiano.

Os manifestantes em Londres devem se reunir no importante centro financeiro City of London. Um dos responsáveis pela página no Facebook sobre os manifestos de Londres, Spyro (não quis revelar o nome completo), disse na rede social que muitas pessoas, das mais diferentes classes sociais e profissões, estão se unindo ao movimento. A página teve mais de 12 mil integrantes desde que foi criada em algumas semanas.