Publicado em: quinta-feira, 02/08/2012

Facebook permite que brasileiros se declarem como doador de órgãos

Facebook permite que brasileiros se declarem como doador de órgãosO Facebook lançou nesta semana uma ferramenta que permite que o usuário que vive no Brasil possa declarar que é doador de órgãos. O lançamento da nova ferramenta foi feita pelo Ministro da Saúde brasileiro, Alexandre Padilha, e o vice-presidente do Facebook na América, Alexandre Hohagen.

Na vida real, a decisão de doar ou não os órgãos de uma pessoa continua na mão da família. Mas os usuários do Facebook que decidirem colocar a sua decisão na rede social pelo menos poderá tornar pública a sua decisão.

O status de doador de órgão pode ser atualizado por aqueles usuários do Facebook que já fizeram a adesão para a nova Linha do Tempo do site, que é a versão mais nova do perfil dos usuários do serviço. No entanto, nas próximas semanas todos os usuários do Facebook farão a migração obrigatória para a nova linha do tempo e depois disso todos poderão tornar pública a sua opção de ser doador de órgãos.

Durante uma entrevista, o ministro brasileiro Alexandre Padilha contou que essa ação é ótima para que a discussão em torne do assunto se torne mais popular entre os usuários da rede social e fazer com que os jovens, que são a maioria a utilizar os serviços do site, fiquem mais próximos do assunto.

A nova ferramenta foi lançada primeiramente nos Estados Unidos, país sede do Facebook, e agora começa a se espalhar por outros países de todo o mundo. Para ativar a opção ‘Doador de Órgãos’ no seu Facebook, o usuário precisa acessar a sua linha do tempo, clicar no botão ‘Evento Cotidiano’ e em seguida na opção ‘Saúde e Bem Estar’, escolher ‘Doador de Órgãos’, selecionar quem poderá ter acesso a essa informação e salvar.