Publicado em: quarta-feira, 16/11/2011

Facebook perde batalha contra Salmon Rushdie e autoriza uso do segundo nome no perfil

O Facebook, rede social de Mark Zuckerberg, entrou em uma disputa com o escritor reconhecido internacionalmente Salmon Rushdie, pois tentou impor a política de uso do primeiro nome no perfil virtual. O escritor anglo-indiano, porém, insistiu para que pudesse se identificar da maneira como é conhecido mundialmente, sendo que optou pelo seu segundo nome para assinar suas obras. Depois de vários protestos virtualmente, Rushdie conseguiu manter seu segundo nome e o Facebook cedeu.

O escritor começou a noticiar o caso pelo seu perfil no Twitter, pelo qual contou ao mundo virtual que seu perfil havia sido deletado pelo Facebook por causa da polêmica sobre a política de uso do primeiro nome na rede social. O escritor também contou que o Facebook estava exigindo uma prova da sua identidade para poder continuar usando o perfil com a identificação da personalidade reconhecida internacionalmente, ou seja, provar que ele é ele mesmo.

Depois de conseguir manter seu segundo nome no perfil do Facebook, Rashdie publicou no Twitter “vitória! O Facebook cedeu! Sou Salman Rushdie novamente. Eu me sinto muito melhor. Uma crise de identidade na minha idade não é divertido. Obrigado, Twitter!”. Como se isso não fosse suficiente, Rashdie deu início a um jogo no Twitter no qual os usuários deveriam identificar outras celebridades que usam o segundo nome.

Algumas das personalidades que foram lembradas em meio à brincadeira foram William Brad(ley) Pitt, James Paul McCartney e Adeline Virginia Woolf. O Facebook conta com mais de 800 milhões de usuários no mundo todo e atualmente é a rede social mais usada nos Estados Unidos.