sexta-feira, abril 19, 2024
HomeTecnologiaFacebook - Página falsa engana usuários da rede social ao prometer sorteio...

Facebook – Página falsa engana usuários da rede social ao prometer sorteio de um Galaxy S3

Facebook - Página falsa engana usuários da rede social ao prometer sorteio de um  Galaxy S3 Uma falsa página da rede social Facebook enganou centenas de usuários da rede ao prometer o sorteio de um smartphone da Samsung, Galaxy S3. Essa não é a primeira vez que o internauta cai no golpe de falsos sorteios. Itens como iPad, iPhone e até o game DiabloIII já foram prometidos em sorteios falsos divulgados na rede social. Usando o mesmo mecanismo que em outros sorteios, a propaganda solicitava que o interessado em participar do sorteio deveria curtir e compartilhar a página.

O texto usado para atrair os internautas dizia: “Quer ganhar esse lindo Galaxy SIII? Basta Compartilhar no seu mural e Curtir a pagina Android. O sorteio será realizado dia 22-09 aqui mesmo na nossa página no Facebook, as 18:00″. Com essa frase, cerca de 9 mil pessoas compartilharam a imagem e 1.300 curtiram.

A Google no Brasil, informou através de sua assessoria de imprensa que a página oficial do Android não está promovendo nenhum sorteio. A FanPage oficial do sistema Android pode ser localizada no Google +.

Outro detalhe que mostra a farsa é a fotografia divulgada na falsa promoção. Essa imagem foi retirada de um site de tecnologia e foi utilizada para um Rewiew feito pela Technoodling. Essa não é a primeira vez que essa foto é usada para promoção de um falso sorteio. Ela já foi usada por uma página de assuntos humorísticos. A Vish, foi apagada por seu dono, depois que sofreu acusações de tentar enganar seus seguidores.

Denúncia

A rede social facebook conta com um sistema de segurança que permite aos usuários denunciar ações maliciosas e atos fraudulentos. Para denunciar os golpistas existem duas formas. Em uma delas, o internauta só precisa clicar em um X que fica no topo direito da mensagem. Depois selecionar a opção “denunciar/marcar como spam”. A segunda forma consiste no usuário clicar na “engrenagem” que fica ao lado do botão de mensagem e selecionar a opção “denunciar a página” e seguir as recomendações do sistema.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias