Publicado em: sexta-feira, 07/03/2014

Facebook muda o feed de notícias e volta ao básico; veja o novo visual

Facebook muda o feed de notíciasO feed de notícias do Facebook mais aprimorado demorou a cair no gosto popular por ser mais complexo, mas já vai dar adeus. Ao que parece, a trupe de Mark Zuckerberg percebeu que quanto mais simples, mais agradável, e vai lançar um visual muito semelhante ao antigo, com o objetivo de deixar as versões mobile e desktop tenham aparência e experiência igual entre elas.

Com isso, as fotos aparecem maiores no feed dos computadores, assim como acontece na versão mobile. As postagens e anúncios com texto seguem sem alterações, enquanto que outros feeds pertencentes ao visual atual, no lado esquerdo, foram removidos. Detalhes como cores de fundo e tipos de fonte também passaram por alterações.

Mesmo com a consciência de que a experiência de navegação por dispositivos móveis e desktops são diferentes, os diretores do Facebook defendem a manutenção de uma identidade única à rede social. As alterações, segundo o próprio Facebook, são meramente, e não afetam nenhuma funcionalidade de classificação dos posts no feed, ou o modo de exibição do conteúdo para as pessoas.

Mudança gradativa

Com novo plano de fundo cinza claro e fontes Helvetica e Arial, o visual fica mais padronizado, e ainda é aprimorado com uma grande barra superior de pesquisa, chamada de Graph Search Bar, mas que está disponível apenas para os usuários dos Estados Unidos, por enquanto. Nela, algumas buscas específicas, como “amigos de amigos que são solteiros” poderão ser realizadas, mas a versão desta busca em português ainda deve demorar algumas semanas para ser lançada.

Estas alterações aconteceram apenas na versão desktop da rede social, e não houve qualquer modificação nas versões para dispositivos móveis. A previsão do Facebook Brasil é que, dentro do prazo de um mês, todos os usuários da rede social já terão o novo visual no Feed de Notícias disponibilizado.