Publicado em: terça-feira, 22/11/2011

Facebook – menos de cinco amigos separam duas pessoas no mundo

Um estudo divulgado pelo Facebook e pela Universidade de Milão na segunda-feira (21) afirma que o número médio de conexões entre duas pessoas no mundo é de 4,74 amigos. A parceria entre a rede social e a Universidade examinou 721 milhões de usuários ativos, com 69 bilhões de amizades entres eles.

A rede social utilizou algoritmos desenvolvidos pela Universidade de Milão, chegando ao número que separa dois indivíduos no Facebook. “Enquanto 99,6% de todos os pares de usuários estão conectados por caminhos de 6 pessoas, 92% estão ligados por apenas 5 amigos”, afirmou a rede em um blog.

De acordo com o estudo, quando são examinados os usuários de um único país, como os Estados Unidos, o número de contatos que separa dois usuário diminui, nesse caso para três. “Quando limitamos nossa análise a um único país, descobrimos que o mundo fica ainda menor, e duas pessoas estão separadas por apenas três conexões”.

Esse pesquisa é recente somente dentro da rede, já que em 1929, o autor húngaro Frigyes Karinthy propôs que o número de conexões que separa duas pessoas no mundo era de seis amigos. A idéia até chegou a ser testada por Stanley Milgram, em 1960, com mais de 290 voluntários.