Publicado em: sexta-feira, 05/04/2013

Facebook lança na semana que vem o Home, uma espécie de tela inicial para celulares Android

Facebook lança na semana que vem o Home, uma espécie de tela inicial para celulares AndroidO Facebook fez o lançamento durante esta quinta-feira (5) do Home, que é uma espécie de tela inicial de celulares com o sistema operacional Android,, porém que está centrado em pessoas, ao invés de aplicativos, conforme apontou o fundador e executivo-chefe Mark Zuckerberg do Facebook.

Este aplicativo gratuito deve ter seu lançamento realizado no próximo dia 12 nos Estados Unidos apenas a alguns modelos que contam com o sistema do Google. O Home faz a substituição da tela de bloqueio e tela inicial padrão de celular, apontando notificações para a rede social, mensagens e fotos de contatos do usuário. Conforme o Facebook, o aplicativo deve estar disponível para o Brasil, já nas próximas semanas.

Durante o evento para o lançamento, a HTC fez o anúncio do celular First, que terá o Home pré-instalado e de maneira otimizada. A operadora AT&T vai começar a vender este aparelho no dia 12 abril nos Estados Unidos e o valor cobrado será de US$ 99.

O aplicativo do Facebook para o sistema operacional Android vai mostrar um anúncio em que os usuários são convidados a realizar a instalação do Home, que poderá ser encontrado de maneira gratuita na loja dos aplicativos Google Play.

Conforme aponta Zuckerberg, os primeiros aparelhos que irão suportar este Facebook Home vão ser o One e o One X, da HTC, o Galaxy S 3, Galaxy S 4 e Galaxy Note II, da Samsung, porém o Facebook tem pretensão de incluir outros modelos com o passar do tempo.

O ícone do Home, no canto de baixo da tela, é a foto do perfil do usuário do Facebook, a partir de que são realizados gestos para que os aplicativos de telefone ou de leitura de mensagens possam ser abertos. Quando o usuário receber uma nova mensagem, a foto do remetente vai aparecer no canto superior direito de cada tela, acima do aplicativo que a pessoa estiver utilizando no momento.

Para que possa ver o conteúdo da mensagem e possa responder, o usuário precisa tocar sobre o ícone do remetente, que é denominado como chat head (cabeça de bate-papo, em português), e o usuário pode mudar a posição dele na tela. Torpedos SMS de maneira tradicional e mensagens no Facebook são integrados sobre esta mesma interface. Zuckerberg diz achar que é a melhor versão do Facebook até o momento. O Facebook ainda tem planos de lançar uma versão deste Home para tablets durante os próximos meses.

Quando fez o anúncio do Home, Zuckerberg afirmou que a interface de smartphones atuais ainda é parecida com os primeiros computadores pessoais. Ele diz acreditar que vai poder ser alterada a maneira que são feitos os relacionamos com os dispositivos de computação. Conforme Zuckerberg, usuários dos smartphones chegam a ficar quase 25% de todo o tempo que estão com o aparelho utilizando apenas o Facebook.