Publicado em: quarta-feira, 10/08/2011

Facebook lança aplicativo de mensagens instantâneas para iPhone e Android

Comunicado divulgado na terça-feira (09) pela empresa responsável pela rede social Facebook anunciou o lançamento de um aplicativo que permite a troca de mensagens instantâneas da página online para o telefone celular de um contato. O aplicativo foi batizado de Facebook Messenger e a previsão de disponibilidade para ser baixado era na mesma terça-feira. Os telefones compatíveis com o aplicativo são o iPhone, da Apple, e aqueles com o sistema operacional Android, da Google.

De acordo com a engenheira que assinou o anúncio no blog oficial do Facebook, Lucy Zhang, o aplicativo permite a troca de mensagens com os contatos da rede social e também com aqueles na agenda eletrônica do celular. “Quando você está organizando algo, coordenar um grupo de pessoas pode ser difícil, especialmente se você mudar de planos no último momento. Com o Messenger, você pode começar um grupo de chat e enviar mensagens de uma só vez”, explica a engenheira.

O desenvolvimento desse aplicativo mostra o resultado direto da compra da empresa Belunga, a qual foi realizada em março, pelo próprio Facebook. Este é o primeiro aplicativo desenvolvido pela empresa e que foi lançado fora dos aplicativos oficiais do Facebook. Para obter o programa, o Facebook Messenger está disponível nas lojas Android Market e na iOS App Store.

Para fazer o login no aplicativo, o usuário deve fornecer os seus dados do Facebook. Com isso, ele será automaticamente redirecionado a uma tela que exibe as conversas antigas, as mensagens recentes, e a qual permite iniciar uma nova comunicação.