Publicado em: quinta-feira, 24/11/2011

Facebook – gerente acredita na década do compartilhamento

O gerente de expansão do Facebook no Brasil, Ricardo Sangion, acredita que o compartilhamento de notícias mudou a forma do internauta navegar na web. Ele proferiu uma palestra no terceiro painel do MediaOn 2011, na quarta-feira (23). Segundo ele, a página principal dos sites e portais tem perdido a audiência para as redes sociais.

Sangion explica: “A partir de 2000, as capas dos portais acabaram caindo em taxa de acesso por causa do avanço dos buscadores, como o Google. A forma de navegar na web se concentrou na busca, porque quando você faz uma busca, você acha o que quer. Agora, nesta década, o compartilhamento é o mais importante. Seu amigo mostra um link em uma rede social e você acaba acessando”.

O Facebook possui no mundo todo 800 milhões de usuários e 350 deles utilizam recursos mobiles. Metade desse número usa o site todos os dias e em média, cada usuário possui 130 amigos. “O Brasil tem uma média maior. Brasileiro tem mais facilidade de estabelecer amizades dentro da rede. A gente conhece uma pessoa e já considera amigo dentro da rede”, afirma.

Ele conta que esse perfil é bastante diferente de outros países. Sangion falou durante boa parte de sua palestra sobre a melhor maneira de os jornalistas usarem o Facebook como ferramenta para a profissão, mostrando recursos de pesquisa de fontes, o mais recente sistema de assinaturas e fan pages.