Publicado em: quarta-feira, 05/10/2011

Facebook – Fotos podem ajudar a identificar jovens com problemas com álcool

Os jovens colocam praticamente tudo nas redes sociais. E algumas vezes, podem deixar pistas sobre algo que esteja acontecendo. Segundo um estudo norte-americano liderado por Megan Moreno, da Universidade de Wisconsin-Madison, as páginas de universitário no Facebook podem indicar possíveis problemas referentes ao abuso e dependência de bebidas alcoólicas.

De acordo com a pesquisa, os universitários que publicavam textos ou fotos que os mostravam desacordados ou extremamente bêbados possuíam maiores chances de enfrentar problemas de alcoolismo. A pesquisa publicada na revista Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine afirma que os resultados dão a entender que os critérios clínicos usados para identificar problemas com álcool são aplicáveis à rede social.

Apesar de haver privacidade nas páginas, o Facebook poderia auxiliar os pais e escolas a identificar quem precisa de auxílio. O pesquisador de mídia social e psiquiatra do Massachusetts General Hospital, James Rosenquist, afirma que primeiro deve-se determinar se aquilo que se apresenta nos sites pode realmente prever condições clínicas.

A pesquisa foi realizada com 224 universitários. Foram estudadas suas páginas e aproximadamente 65% deles não faziam referência a bebidas alcoólicas. Os outros falavam sobre álcool em casos sociais, isso não é considerado um problema. Após isso, os estudantes responderam a dez perguntas em um questionário, que avaliava a frequencia que bebiam e como ficavam depois de beber.