Publicado em: segunda-feira, 26/12/2011

Facebook foi a palavra mais buscada em 2011

O Facebook vem encerrando o ano de 2011 como líder na internet. Segundo o relatório da consultoria especializada em web Experian Hitwise, o nome da rede é a palavra mais buscada na web. Na listagem dos dez termos mais procurados, o Facebook aparece em quatro posições com variações: Facebook.com, Facebook, Facebook login e www.facebook.com.

Com relação a 2012, o Facebook teve um aumento de 24% das buscas. Outros populares também aparecem na listagem do Top 10 da Hitwise, como o popular YouTube. A explicação é de que os usuários da web preferem pesquisar o endereço a digitá-lo no campo.

Essa tendência é estimulada pelo fato de os buscadores oferecerem recursos que completam as palavras da busca a medida que vai sendo digitada. Por isso, subentendeu-se que a maioria acha mais fácil buscar do que ter que pensar no endereço. Principalmente, quando o usuário está usando smartphones ou tablets, onde a digitação do endereço completo pode ser mais complicada.

A pesquisa ainda revelou outros dados: entre os 50 termos mais buscados do ano, incluindo os populares amazom.com, Hotmail e Twitter, uma análise indica que os termos relacionados às redes sociais dominaram os resultados, alcançando 4,18% dos 50 termos mais pesquisados.