Publicado em: quarta-feira, 16/01/2013

Facebook faz anúncio de nova ferramenta para buscas de conteúdos compartilhados

Facebook faz anúncio de nova ferramenta para buscas de conteúdos compartilhadosO Facebook lançou durante a terça-feira (15), uma ferramenta de buscas para que melhore a experiência de usuários dentro da rede social. O ‘Graph Search’ pretende auxiliar o usuário para que encontre pessoas, fotos e conexões entre o imenso conteúdo que é compartilhado dentro do Facebook.

Conforme aponta Mark Zuckerberg em evento que ocorreu na sede da empresa em Merlo Park, na Califórnia, a base de dados do Facebook é grande e está crescendo. Ele diz que atualmente contam com um bilhão de usuários, e a rede tem uma média de 240 bilhões de fotos e um trilhão de conexões. Zuckerberg diz que não estão indexando a internet e diz que este recurso é diferente das buscas tradicionais, pois aponta respostas ao invés de links.

Esta nova ferramenta atua utilizando filtros e realiza conexões para que o usuário possa ter respostas para perguntas. Você pode utilizá-la para que conheça um pouco mais sobre seus amigos na rede social, interesses deles ou encontrar novas pessoas que tenham um interesse em comum.

A nova ferramenta vai cruzar informações e responder perguntas como amigos que se chamem André e morem no Rio de Janeiro, ou fotos que eu curti, fotos que meus amigos ou amigos dos meus amigos tiraram em Nova York em 2011, ou amigos que gostam de Matrix.

Conforme Zuckerberg, a busca vai respeitar as configurações de privacidade feitas através de cada conteúdo, isto é, o usuário só pode encontrar o conteúdo que você já poderia ter visualizado no Facebook e já foi compartilhado com ele, ou que estão configurados como público.

Esta primeira versão da pesquisa tem foco nas áreas de pessoas, fotos, lugares e de interesses. São estabelecidos um ou mais critérios para filtro da busca em uma das categorias. Conforme a empresa, futuramente vai ser possível que sejam feitas em posts, comentários e ações na rede social. Este novo recurso vai estar disponível a partir dos próximos dias em uma barra de pesquisa logo no topo do Facebook.