Publicado em: sexta-feira, 16/12/2011

Facebook: estudo mostra que mais da metade de menores de 13 anos possuem conta ilegal na rede social

Um estudo feito pela Universidade de Nova York mostrou que mais da metade das crianças menores de 13 anos tem uma página no Facebook, mesmo com as restrições do site para crianças com até 12 anos. Segundo o estudo, 55% dos menores possuem uma conta na rede social. E de acordo com a pesquisa, 76% delas tiveram o auxílio dos pais para fazerem seu cadastro.

Mais informações da pesquisa indicam que 33% dos pais com filhos até 11 anos e 19% com menos de 10 anos sabem que as crianças utilizam a rede social de Mark Zuckerberg. A pesquisa entrevistou aproximadamente mil pais nos Estados Unidos e muitos admitem que não veem nenhum problema em seus filhos possuírem uma conta no Facebook.

A justificativa para a permissão é de que os amigos das crianças não utilizam mais o e-mail, mas sim a rede social para manter contado. Outra alegação é de que as restrições do site são “fúteis e impraticáveis”. Um dos pais entrevistados afirma que a internet está em todos os lugares e não tem como deixar os filhos longe disso. Segundo o pai, é preciso haver uma conversa sobre o que pode ou não se fazer na web.

O limite de idade para abrir uma conta no Facebook é definido através da Lei de Proteção à Privacidade Infantil On-Line, que integra à Lei Federal dos EUA desde 1998. Mark Zuckerberg, por sua vez, não é a favor desta lei. O criador da rede social afirmou em uma declaração que o seu site poderia ter muita importância na educação infantil.