Publicado em: quarta-feira, 26/10/2011

Facebook estaria criando “perfis sombra”

Uma das redes sociais mais populares de todo o mundo, o Facebook, está passando por algumas questões difíceis no Reino Unido. O Comissariado de Proteção de Dados da Irlanda (IDPC) está acusando a rede social de Mark Zuckerberg de criar perfis na página de pessoas que não utilizam o Facebook.

De acordo com o IDPC, os usuários do Facebook são estimulados a passarem suas informações, como nome completo, endereços de e-mail, endereços reais e telefones de pessoas que não utilizam os serviços da rede social. Tendo todas essas informações, o próprio Facebook estaria criando perfis falsos, ou como estão sendo chamados na Inglaterra, “perfis sombra”.

A rede social possui atualmente mais de 800 milhões de perfis espalhados por todo o mundo e, é claro, negou todas as acusações. De acordo com o IDPC, uma auditoria terá início no fim de outubro. O objetivo do órgão é que sejam realizadas alterações se forem encontradas irregularidades. Caso a rede social detenha informações que não deve ter, poderá pagar multas ou recorrer na justiça.

Segundo Andrew Noyes, porta-voz do Facebook, as acusações não são verdadeiras. O que a rede social permite é que os usuários mandem convites para seus contatos por email para que estes participem do Facebook. Os endereços virtuais são registrados para avisar os usuários de que aquela pessoa aceitou seu convite. Ele disse que esta é uma prática comum em muitos sites e afirmou que estes endereços eletrônicos nunca são liberados pelo Facebook.