Publicado em: sábado, 22/10/2011

Facebook corre o risco de pagar multa por guardar dados de usuários

A rede social Facebook na Irlanda está sendo investigada pelo comissário de proteção de dados do país. Por supostamente ter guardado informações que foram deletadas pelos usuários, a rede pode ter que pagar até US$ 138 mil em multa.

De acordo com o jornal The Guardian, essa investigação começou quando o estudante austríaco Max Schrems resgistrou 22 reclamações sobre a rede. O estudante afirma que o facebook teria guardado 1.200 páginas de dados sobre ele, inclusive conteúdo já deletado por ele.

O jovem declarou ao jornal que solicitou ao Facebook uma cópia de seus dados em junho e ficou surpreso quando recebeu um CD com os dados, incluindo informações com amigos que ele havia deletado da rede social.

“Eu descobri que o Facebook havia mantido mensagens extremamente pessoais que eu havia escrito e deletado”, afirmou o estudante. “Algumas dessas informações, se tornada públicas, poderiam acabar com a minha reputação”. O Facebook declarou que as informações “claramente não são dados pessoais”.