Publicado em: segunda-feira, 22/08/2011

Facebook confirma abertura de escritório em São Paulo

Anúncio divulgado na última quinta-feira (18) confirmou que o Facebook vai abrir um escritório em São Paulo depois de ter sido revelado que a rede social tem mais de 25 milhões de usuários somente no Brasil. A unidade brasileira vai ficar sob a liderança de Alexandre Hohagen, que desde fevereiro atua na vice-presidência da empresa na América Latina. Ao mesmo tempo em que a notícia se mostra positiva para o Brasil, Hohagen afirma que é difícil contratar no país.

De acordo com o representante do Facebook no Brasil, a tarefa mais complicada será a de encontrar profissionais com espírito empreendedor e que saibam trabalhar dentro de uma startup. Durante um evento sobre recursos humanos, Hohagen afirmou que “às vezes, não adianta trazer alguém com muito conhecimento, pois as características necessárias em profissionais para uma startup são um pouco diferentes.” Além disso, o executivo afirma que a estrutura do escritório em São Paulo ainda não está pronta.

Para exemplificar a situação do escritório brasileiro do Facebook, Hohagen relata que a empresa ainda não contratou nem mesmo a secretária. O executivo conta como ele acaba saindo para comprar cartuchos de tinta para impressoras, água para o escritório e foi o responsável por comprar e transportar a geladeira do local.

Apesar do crescimento do Facebook na questão de números de usuários brasileiros, o Orkut, da concorrente Google, ainda é a maior rede social do país. Atualmente, o Orkut ocupa o primeiro lugar na questão de acessos, seguido pelo Facebook e, na sequência, o Twitter fica em terceiro lugar.